COMUNICADO DE IMPRENSA

10-01-2012 16:32

COMUNICADO DE IMPRENSA

Após exaustiva reflexão sobre o desaparecimento físico do Presidente Malam Bacai Sanhá, o qual o Partido da Renovação Social lamenta profundamente, a Comissão Política vem tornar pública a sua posição política relativamente ao acontecimento, tendo em conta a necessidade de continuação do aprofundamento da democracia, da consolidação das instituições nacionais, da promoção da justiça, essências da paz e da estabilidade.

O Partido da Renovação Social apesar de total obediência à Constituição da República, e sem pôr em causa o preceituado constitucional, vem publicamente manifestar o seu repúdio à assunção de Presidente da República Interino, pelo Dr. Raimundo Pereira actual Presidente da Assembleia Nacional Popular por esta entidade não merecer a nossa confiança política.

O Partido da Renovação Social lembra ao povo guineense, e a comunidade internacional de que o actual Presidente Interino Dr. Raimundo Pereira fez parte da estratégia de silenciamento e opressão do PAIGC de Carlos Gomes Júnior, quando, após a morte em 2009 do Presidente da República Nino Vieira, não deu garantias de competência na gestão corrente do país, incorrendo em práticas ilegais e atropelos à Constituição da República nos seguintes actos:

1. Violação do nº 3 do artº 71 da Constituição da República da Guiné-Bissau, que fixa o prazo máximo de 60 dias para marcação de eleições presidenciais em caso de morte de Presidente da República.
  2. Nomeação de um Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas e respectivos chefes de ramo, sem poderes constitucionais para tal, que viria a protagonizar um dos mais sangrentos episódios da nossa democracia ao mandar assassinar, segundo declarações do mesmo, a mando do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, dois ilustres deputados à Assembleia Nacional Popular, respectivamente Hélder Proença e Baciro Dabó.
  3. Sempre que o Dr. Raimundo Pereira assume a interinidade na Presidência da República ocorrem inventonas de golpes de estado e assassinatos de adversários políticos, como são os casos de 4 e 5 de Junho de 2009 e o caso mais recente do dia 26/12/2011 do bárbaro assassinato em praça pública em frente ao Ministério do Interior, na presença dos Senhores Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, do Deputado Conduto de Pina do PAIGC e do Sindicalista Filomeno Cabral, do Sr. Major Iáia Dabó que voluntariamente se entregara às autoridades.
  4. O PRS não pode caucionar uma personalidade que tenha prorrogativas de poder vir no imediato a destituir o actual Procurador-geral da República.

O Partido da Renovação Social vem comunicar ao povo guineense e à comunidade internacional de que não pode deixar de ligar estes factos aos recentes acontecimentos que o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior se apressou a chamar de golpe de estado. Afinal, as autoridades competentes já sabiam do desaparecimento físico do Presidente Malam Bacai Sanhá desde o dia 26 de Novembro último, mas por razões inconfessáveis só agora nos foi confirmado o falecimento do Presidente Malam Bacai Sanhá.

Bissau, 10 de Janeiro de 2012

Ibraima Sori Djaló