PADIDAS BO LANTA

29-12-2011 19:28

PADIDAS BO LANTA

 

                Cadogo Jr., na findji dudu pa ka rema! A pomba milagrosa que Amilcar Cabral viu no filme e contou aos seus camaradas, ela consegue ser prodigiosa apenas em ninhos ternos. Até hoje o país não encontrou o rapaz da pomba milagrosa. Ela nunca poisou no ramo de uma árvore sequer do actual Primeiro-ministro. Os guineenses dispensam a apresentação desse homem astucioso. É um outsaider no PAIGC. Andou pela orla do poder como testa-de-ferro do ex-Presidente Nino Vieira até à revolta militar de 7 de Junho de 1997, altura em que deu a pirueta e passou para o lado do inimigo. Enriqueceu ilicitamente a custa dessa relação, e todo mundo sabe-o. Comprou a liderança do seu partido, deu banhos eleitorais e tornou-se, por duas vezes, Primeiro-ministro da Guiné-Bissau. Hoje é o anjo da guarda dos cartéis mafiosos e vanguardista militante dos apetites de subjugação do nosso povo mártir pelo Futungo de Belas e o Palácio das Necessidades. Declarou-se, recentemente, diante dos jovens quadros do seu partido, empresário de sucesso e homem mais rico do país cuja fortuna tranquiliza inclusivamente os seus filhos e netos. Nos nossos países quem pratica crime de peculato é condecorado.  

 

            Ora, o que, na verdade, está encima da mesa, neste preciso momento, na Guiné-Bissau, não é a análise dos crimes que atrás referi. Mas, lá chegaremos. O que inquieta o povo é a Falta de Justiça na Guiné-Bissau. E o mundo sabe-o. O ponto de saturação terá sido a inventona de golpe de Estado que levou a morte de dois deputados do PAIGC, Baciro Dabó e Helder Proença, em Junho de 2009, cujos processos foram, recentemente, arquivados pelo Ministério Público, por falta de prova. Decisão, de facto, inédita na história da Justiça no país. Caiu, então, a máscara ao Governo e a oposição atira-se ao toiro. A raiva não se limitava apenas aos assassínios dos dois deputados. Cerca de catorze assassinatos ocorreram durante os mandatos de Cadogo Jr.. Portanto, vidas humanas ou bens juridicamente protegidos, que o Estado, em nenhuma circunstância pode furtar-se de investigar, apurar provas e encontrar os verdadeiros culpados. Pergunta-se porquê que continua haver mortes por razoes políticas se na nossa Lei Magna foi banida a pena de morte?

 

            A obsessão pelo poder cega o Primeiro-ministro. Ele só vê o que lhe apetece ver.  Pode até não enxergar um palmo à sua frente, mas sente-se superior a tudo que gravita à sua volta. Desvaloriza as exigências do Colectivo da Oposição Democrática. Não põe o cargo à disposição do Presidente da República e ainda ousa pressioná-lo a remar contra a maré. Noutra frente, desafia os deputados a rejeitar a moção de confiança que o Governo irá apresentar à Assembleia Nacional Popular. Duvido que Cadogo Jr., não saiba que as eleições legislativas nunca são uninominais como as presidenciais. É o desespero total! Resolveram enfiar a cabeça na areia e içar o estandarte do crescimento económico que o povo nunca vê e nem sente, para desviar as atenções. Mas, todos sabemos que a impunidade é assassina na Guiné-Bissau. E esse problema, sendo do fórum judicial, não se mistura com situações de crise política, susceptível de debate político parlamentar. O povo questiona: se não houve tentativa de golpe de Estado, então, os dois deputados do PAIGC foram mortos em nome de quê? Foram questões como esta que revoltaram o povo e empurraram toda a oposição para rua. Na África do Norte (Egipto, Tunísia, Líbia, etc.), as revoltas nas ruas transpuseram as agendas dos parlamentares desses Estados. Dirão que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas de certeza concordam comigo num ponto: milhares de velas acesas à noite na Praça dos Heróis Nacionais em Bissau afugentam o demónio.

 

            Há uma canção de Mama-Djombo que, traduzida, diz: quando vês o macaco encima da montanha desobediente, a revolver terra, a partir ramos e a lançar pedras, não te apoquentes, ele partirá e a montanha nunca, mas nunca mudará. A história repete-se! O ex-Presidente Nino Vieira alegava ter sido eleito. O Cadogo Jr., está determinado a arrastar o país para o abismo escuro. Mas partirá sozinho. Pode subornar a Justiça, comprar mercenários de todo o planeta, padidas nhunhil dja rabada na fera di bandé!   

 

Por: Balugum