COMUNICADO DE IMPRENSA

30-12-2011 20:59

OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA

BISSAU

PRS, PRID, UPG, PDG, PDSSG, FCG-SD, PPD, UDS, RGB, CD, PADEC, MP, CNA, FLING, PRN.                                    

COMUNICADO DE IMPRENSA

Os partidos políticos integrantes do colectivo da Oposição Democrática vêm publicamente manifestar veementemente o seu repúdio pela forma bárbara e sumária como foi executado o agente Iaia Dabó, no passado dia 27, dentro do recinto do Ministério do Interior, ao mesmo tempo que lamenta, mas sem minorar, o trágico falecimento do malogrado agente da ordem em cumprimento de serviço.

A confirmarem-se as versões de que a rendição de Iaia Dabó teria sido negociada pelo ministro do Interior Fernando Gomes com um representante de uma paróquia da igreja católica, para onde se tinha refugiado, envolvendo como garantes da sua condução, o senhor deputado à Assembleia Nacional Popular, Conduto de Pina, e dois activistas da Liga Guineense dos Direitos do Homem, ao colectivo da Oposição Democrática resta apenas uma firme certeza:

Está em curso uma operação de limpeza patrocinada pelo governo do senhor Carlos Gomes Júnior para eliminar fisicamente os seus adversários políticos.

Quem se lembrar das terríveis denúncias públicas sobre o assassinato do irmão de Baciro Dabó, proferidas durante as marchas promovidas pela Oposição Democrática para a obtenção da justiça, hoje, mais do nunca, fica claro na mente do povo guineense, de que o assassinato de Iaia Dabó, é queima de arquivo. Portanto, inevitavelmente Iaia Dabó era um alvo a abater.

O colectivo da Oposição Democrática denuncia mais este horrível episódio, mais um, a somar às intimidações, espancamentos e assassinatos de iminentes políticos que têm ocorrido desde 2009, e sobre os quais, ninguém tem dúvidas da responsabilidade do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e do seu governo. E para a qual, aliás, exigimos justiça vezes sem conta, condição essencial para a paz e estabilidade na Guiné-Bissau.

Perante esta campanha macabra em curso, promovida pelo senhor primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e o seu governo, a fim de neutralizar todo e qualquer adversário político, a Oposição Democrática reitera a sua posição já assumida, da instituição de uma comissão independente de inquérito para apuramento cabal de responsabilidades, sem deixar de exigir o imediato afastamento de Fernando Gomes, ministro do interior, pela sua responsabilidade política e directa na gestão falaciosa da operação do assassínio de Iaia Dabó.

O colectivo da Oposição Democrática exige ainda uma sanção criminal exemplar aos carrascos deste hediondo assassinato e a sua expulsão imediata da corporação policial.

 

Bissau, 28 de Dezembro de 2011

A Coordenação

Ibraima Sori Djaló