"DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS"

 

DECLRAÇÃO DE PRINCIPIOS PRS.pdf (27,5 kB)

 

 

 

O PRS orgulha-se do seu passado e acredita num futuro risonho para a Guiné-Bissau, baseada na participação activa, de todos os Homens e Mulheres Guineenses. Para isso, proclama os seguintes princípios:

 

          I

(DEFINIÇÃO)

 

O PRS constitui-se em Partido Politico, procurando, pela confluência de democratas com diversas formações, orientações, unidos num desígnio comum, contribuir para a renovação das políticas na Guiné-Bissau com vista a edificação de uma nova sociedade - justa, livre, digna e solidária.

            II

(BASE DOUTRINAL)

O PRS acolhe no seu seio, sem distinções de raças, credos e religiões com vista a construir uma nova sociedade, sem renegar percursos, e admitindo tendências não autonomamente organizadas, além de independentes de vários quadrantes, todas as pessoas de boa vontade mas com convicções, para juntos trabalharem pela Renovação da Guiné-Bissau. Conservadores nos valores que importa preservar, reformadores nas instituições e nas políticas que é urgente mudar para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

 

                 III

(VALORES POLITICOS)

O PRS faz seus valores naturais da LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE E JUSTIÇA no pressuposto do respeito pela dignidade e VIDA HUMANA.

 

        IV

(LIBERDADE)

O PRS reconhece a LIBERDADE como a indomável tendência do HOMEM para fazer o seu próprio destino, optando criar um conjunto de condições políticas que permitam a cada pessoa no exercício da sua cidadania a possibilidade de escolha e correlativa responsabilização pelos seus actos, desenvolvendo-se nos direitos, liberdade e garantias que a CONSTITUIIÇÃO DA REPÚBLICA encerra, e o DIREITO que deverá consagrar na sua permanente busca da JUSTIÇA.

 

        V

(IGUALDADE)

 

O PRS defende a IGUALDADE de oportunidade, quer no tratamento de todos os cidadãos Guineenses sem favoritismos, premiando méritos e atendendo às necessidades da sociedade no seu todo, quer como a aspiração a uma sociedade de liberdade económica e justiça politica, assente no pressuposto de que não há liberdade sem propriedade nem mercado livre, competindo todavia ao governo, em defesa do bem comum, intervir de acordo com este e com o principio da subsidiariedade, para evitar distorções, crises e injustiças. A igualdade de direitos não implica a igualdade de resultados, uma vez que esta última desencadearia a ausência de liberdade.

 

VI

(JUSTIÇA)

A Justiça é a espinha dorsal da nossa democracia em construção baseando na sociedade mais justa e fraterna.

O PRS defende acesso a justiça para todos os cidadãos Guineenses. Uma justiça célere e que nenhum Guineense independentemente da sua condição social estará acima da Lei.

 

VII

(TRANSPARENCIA)

O PRS defende a transparência na forma de fazer política e da coisa pública. Só assim aspiramos construir uma sociedade livre de injustiças.

 

TÓPICOS DO PROGRAMA:

 

1. POLITICA E INSTITUIÇÕES:

a) JUSTIÇA;

b) DEFESA NACIONAL E A REINSERÇÃO DOS ANTIGOS COMBATENTES;

c) ADMINISTRAÇÃO INTERNA;

d) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ORGANIZAÇÃO REGIONAL;

           d.1) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;

           d.2) ORGANIZAÇÃO REGIONAL;

 

2. ECONOMIA:

a) ECONOMIA E FINANÇAS;

b) ENERGIA E RECURSOS NATURAIS;

   b.1) ENERGIA;

   b.2) ÁGUA;

   b.3) AMBIENTE;

   2.1) AGRO-PECUÁRIA, FLORESTA E CAÇA:

   a) AGRO-PECUÁRIA;

   b) FLORESTA;

   c) CAÇA;

2.2) PESCA.

2.3) TURISMO.

2.4) EMPRESARIADO NACIONAL.

2.5) INFRA-ESTRUTURAS: EQUIPAMENTO SOCIAL.

2.6) TRANSPORTES E COMUNICAÇÃO.

       a) EQUIPAMENTO SOCIAL;

       b) TRANSPORTES E COMUNICAÇÃO;

 

3. ÂMBITO SOCIAL:

    a) EDUCAÇÃO;

    b) SAÚDE;

3.1) JUVENTUDE, DESPORTO E CULTURA:

    a) JUVENTUDE;

    b) DESPORTO;

    c) CULTURA;

3.2) COMUNICAÇÃO SOCIAL.

3.3) SOLIDARIEDADE SOCIAL E LUTA CONTRA A POBREZA.

3.4) HABITAÇÃO E URBANISMO.

   a) HABITAÇÃO;

   b) URBANISMO;

3.5) EMIGRAÇÃO E IMIGRAÇÃO:

       a) EMIGRAÇÃO;

       b) IMIGRAÇÃO; 

4. POLITICA EXTERNA E COOPERAÇÃO.

 

5. CONCLUSÃO:

O Governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para cumprir com o programa aqui apresentado de modo a atingir, com sentido de missão, os objectivos e as finalidades a que se propõe. É do interesse do povo Guineense, do assegurar da sua justiça, da garantia da sua segurança e da melhoria progressiva do seu bem-estar económico, social e cultural que assim seja. Com o nosso bom senso e com o nosso espírito de abertura à todos os filhos da nossa Pátria, independentemente da sua cor partidária, etnia, religião, ideologia politica, localização geografica, etc, a colaboração de todos neste projecto nacional destinado a todos sem excepção é, no nosso entender, aquilo que o país espera de nós. Nós esperamos das demais organizações politicas e não politicas e de todo o povo em geral o bom senso e a dedicação em prol do desenvolvimento do nosso país e do bem-esttar de todos os cidadãos. A nossa principal missão é servir o povo e não servir-se do povo. E com nobreza de espírito vamos cumprir com a nossa missão.

 

 

REGULAMENTO INTERNO.pdf (121,9 kB)

 

(Sigla, Símbolo e bandeira)

 

Símbolos do PRS.pdf (51,2 kB)

 

  1. O Partido adopta a Sigla PRS.

 

  1. O Partido tem como Símbolos espigas do milho de arroz em cruz (cruzados) que representam a base da nossa alimentação.

 

  1. A bandeira do PRS é formada por três faixas rectangulares dispostas horizontalmente, ficando por cima a de cor vermelha que representa sangue de aqueles que tombaram pela causa da Pátria, no centro a branca que simboliza a paz, tendo no fundo como símbolo do Partido, espiga do milho e arroz cruzados, que representam a base da nossa alimentação e, por baixo a azul que representa a riqueza marítima da Guiné-Bissau.

 

 

(Hino e Lema)

 

  1. O Hino do Partido é Democracia, Progresso, Unidade Nacional.

 

  1. O Lema do Partido é Liberdade, Transparência, Justiça.

 

 

LIDER PARLAMENTAR DO PRS.pdf (20,5 kB)

 

DEPUTADOS DO PRS.pdf (41,1 kB)